A equitação é um esporte que está sempre em desenvolvimento. Um cavaleiro não pode realmente afirmar que concluiu o seu aprendizado. Dito isso, uma das perguntas mais frequentes feitas por cavaleiros iniciantes é: “Quanto tempo leva para aprender a montar?” Bem, quanto tempo é uma longa conversa. E isso leva necessariamente a pessoa a se perguntar se não tem fim o aprendizado, como podemos se manter sempre motivados a aprender?
- Descubra o que te inspira
Eu sei que a palavra “inspiração” pode ter sido um pouco esquecida nessa fase de Instagran e Facebook. Entretanto, conhecer o que você gosta e descobrir o seu estilo na equitação geralmente é ditado pelo o que você vê e experiência.
Perceba o que te empolga. Fique atento às coisas que fazem seu coração acelerar ou os seus olhos brilharem quando você pensa nelas. E então procure praticá-las sempre no seu dia a dia. Mas, como posso fazer isso?
– Faça o planejamento de suas competições;
– Assista as grandes competições;
– Reserve sua vaga em uma clínica de férias;
– Faça você mesmo os agrados do seu cavalo;
– Organize um passeio à cavalo;
– Entre na próxima competição.
A lista de inspiração é infinita porque a inspiração definitivamente está por toda parte. Além disso, a combinação de coisas que te inspira é única. Tem coisas que podem ser simples e fáceis de implementar, mas outras podem exigir mais tempo e dedicação para que aconteçam. De qualquer maneira, o importante é você perceber o que te faz querer ser um melhor cavaleiro/amazona.
- Compartilhe as suas experiências com os outros
O quão verdadeiro é isso. Montar a cavalo geralmente é um esporte visto por não cavaleiros como um esporte de equipe. Não é a toa que a FEI (Federação Equestre Internacional) promoveu a campanha “two hearts”. Qualquer pessoa que monta um cavalo percebe rapidamente que o cavalo e o cavaleiro formam um time. Mas igualmente importante para o seu sucesso e felicidade são as pessoas com quem você anda. Essas pessoas em geral possuem uma grande influência na sua experiência à cavalo.
Se você ainda não fez, sugiro fortemente que você procure cavaleiros que possuem uma mentalidade semelhante à sua para compartilhar suas experiências. Ter um bom sistema de apoio faz a diferença entre você se tornar um cavaleiro confiante que progressivamente melhora suas habilidades ou se tornar um cavaleiro ansioso que parece destinado a montar da mesma maneira por anos e anos.
Independente das circunstâncias atuais, comece a cultivar relacionamentos que apoiem a sua equitação. Ter torcedores e apoiadores fazem os bons tempos ainda melhores e auxiliarão você quando as coisas estiverem difíceis.
Todas as boas viagens acontecem no caminho para algum lugar…..e esse algum lugar não tem necessariamente que ser o destino final da sua equitação. No entanto, saber onde você quer chegar abre um monte de possibilidades diferentes de como você irá chegar até lá.
Ter um plano é a melhor forma de fazer as coisas acontecerem. O plano não precisa ser esculpido em pedra. Tenha em mente que todo plano muda. Mas se você souber aonde quer ir irá naturalmente desenvolver a flexibilidade necessária para perseverar com motivação e alcançar o seu objetivo.