Não perca

5 mitos comuns sobre equitação e cavalos


Você frequentemente se pega explicando/ educando/ justificando/ racionalizando/ defendendo o seu amor pelos cavalos?

Seus parentes/amigos/ colegas de trabalho/ irmãos/ primos fazem piada da sua paixão por cavalos e pelo tempo e energia que você gasta com o seu esporte?

Então esse artigo é para você!

Como dica, envie o link do texto para os ofensores e encoraje eles a conhecerem melhor os mitos sobre a equitação e os cavalos.

Apesar de que em geral (digo por experiência própria) é muito difícil ensinar uma pessoa cética o que está por trás da loucura do amor pelo hipismo, talvez uma pequena lista com os mitos mais comuns poderá levá-los na direção correta!

1- EQUITAÇÃO É ESPORTE DE RICOSmoeda-canada

Quantas pessoas você conhece que desviam seus caminhos do trabalho para terem aulas de equitação diariamente? Quantos trocam os finais de semana com os amigos ou com suas famílias para irem às competições? Quantas pessoas trocam seus finais de semana de descanso na praia ou no clube para ficarem escovando, lustrando e fotografando os seus cavalos?

É verdade que a conta para manter um cavalo pode ser ilimitada, ainda mais se contarmos que os objetivos de cada pessoa que monta são diferentes e podem representar gastos maiores ou menores. Assim, se você olhar cuidadosamente encontrará muitas pessoas assalariadas, que trabalham incansavelmente em empregos médios, mas que possuem uma paixão pelos cavalos muito acima da média.

Então, podemos assegurar que equitação é um esporte para todos aqueles que quiserem dedicar o seu tempo a um outro ser.

2- MONTAR CAVALOS É FÁCIL

dscf2729Todo mundo que monta alguma vez na vida já discutiu sobre esse assunto: “montar é fácil, afinal quem faz todo o esforço é o cavalo”. Então, sem perder tempo, vou direto ao ponto: Montar cavalo NÃO é fácil. Explico, montar um animal seis vezes o nosso tamanho e peso e coordenar o corpo em cima dele para não cair já é, por sí só, um grande desafio.

Fazer isso parecer fácil é algo ainda mais desafiador e, a maioria de nós gasta toda uma vida para aperfeiçoar as habilidades na equitação em busca desse “parecer fácil”. Os cavaleiros que conseguem apresentar um cavalo como se não estivessem fazendo nada, ou mesmo parece que estão passeando são precisamente aqueles que estão mais ocupados no dia a dia treinando e suando a camisa para fazer boas apresentações.

3- CAVALOS REQUEREM POUCOS CUIDADOS

comendoÉ bem verdade que os cavalos podem ser deixados em um pasto para se defenderem sozinhos e provavelmente eles irão se virar muito bem. Mas observe e aprenderá em poucos dias que, no mínimo, o pasto necessitará de manutenção. Os cavalos necessitam de água fresca e muito pasto para se desenvolverem. E, logo que o pasto se esgote eles precisarão de alimentação suplementar.

Além disso, se você tiver qualquer expectativa de performance para o seu amigo, notará que os cavalos precisam ser regularmente tratados, alimentados, cuidados e treinados para estarem sempre com a saúde em dia. Pensar em competições exige ainda mais cuidados: vacinação regular, alimentação balanceada, preparo muscular, rotina de exercícios, treinamento físico constante, cuidado com os cascos, pelos, crinas e caudas, e por ai vai.

O Compromisso de cuidar e montar um cavalo não é uma decisão para ser tomada rapidamente. Isso porque, como temos um ser vivo sob nossa responsabilidade, não podemos simplesmente deixar de cuidá-lo do dia para a noite. Ou seja, mesmo se você cansar do seu cavalo ele vai continuar necessitando de cuidados permanentes.

4- CAVALOS SÃO COMO CACHORROS, MAS MAIORES

cao-e-cavalo-montadoEsse mito leva muito pouco tempo para ser desvendado. Para começar os cavalos são presas e cachorros predadores. Apesar de ambos terem como ponto comum serem companheiros para os humanos, eles são extremo oposto em termos de dinâmica social e comportamento. Como presa os cavalos possuem a sensibilidade e um instinto de fuga altamente desenvolvidos (mesmo os cavalos domésticos) e tendem a resistir apenas o tempo suficiente para fazer uma observação detalhada sobre uma situação de risco.

A forma de comunicação do cavalo e a resposta à liderança humana é feita de maneira completamente diferente a dos cães. Os donos de cães rapidamente percebem a diferença no tratamento com cavalos. Os abraços e recompensas com comidas usadas com cachorros não funcionam bem com os cavalos. Logo eles percebem que se eles ouvirem atentamente eles irão aprender uma nova linguagem reservada especialmente para seus cavalos.

5- CAVALOS AMAM AS PESSOAS QUE OS AMAM.

cavalo_guerraLeva um tempinho para aprender a interpretar a comunicação equina. O que nós pensamos sobre uma relação afetuosa pode não ser exatamente como o cavalo interpreta. Talvez ele se conecte com você porque com o tempo desenvolveu uma linguagem familiar e confortável com ele. Talvez ele o siga por saber que será alimentado logo que chegar a cocheira!

Apesar de muitos filmes e livros abordarem a relação entre os cavalos e seus donos humanos, não fique desapontado ao compreender que os cavalos simplesmente esperam que você seja mais um membro de seu bando! Essa é a verdade pura, simples e certa de um cavalo.

Compartilhe conosco nos comentários outros mitos sobre os cavalos!


Se gostou compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

2 Comentários

  1. Eu tenho uma curiosidade…..
    o cavalo dorme em pé mesmo ou isso é um mito?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são necessários *

*

Paste your AdWords Remarketing code here