Não perca

Conheça o significado dos provérbios mais comuns com cavalos.


Olá leitores do Equestre Online!

Hoje estávamos pensando em trazer algo para nos divertirmos um pouquinho….e lembramos dos provérbios com cavalos….Quem nunca escutou pelo menos um?

Aprendemos cada um deles muito pequenas e pensamos: Será que todos do cavalo conhecem também? Bem, e pra quem conhece,  é sempre bom recordar, não é mesmo! E, além de recordar, será que compreendemos o sentido de todos?

Esperamos que se divirtam e aproveitamos para convidar vocês a comentarem outros provérbios que conheçam  abaixo! O que acham?

Então lá vão os mais comuns para nós…..

“Cavalo novo, cavaleiro velho” Esse ditado ensina uma coisa bem simples: o cavalo novo precisa primeiro aprender, então recomenda ser montado por um cavaleiro experiente para ajudar no aprendizado.

divertido“Cavalo dado não se olham os dentes” Você sabia que conseguimos identificar a idade de um cavalo pelos dentes? Então, o ditado que dizer que já que está ganhando um cavalo, não tem muita importância saber a idade dele, não é mesmo? Apesar do que diz esse ditado, sabemos que os custos de um cavalo não são poucos….então atualmente, além dos dentes é recomendado olhar muito mais antes de ir por aí aceitando qualquer cavalo.

“O Cavalo só engorda com o olho do dono” Esse ditado popular vem de uma crença antiga que sem o dono o cavalo não é tão bem cuidado. Pensando um pouquinho sobre esse assunto, mesmo sabendo que nós temos bons tratadores, experientes e capacitados, sinceramente, todo dono de cavalo vai concordar que fica mais tranquilo quando pode ir ver todo dia seu cavalo! Ou seja, essa frase ainda vale! Já que todo dono pensa que seu cavalo é melhor cuidado quando ele está perto!

“A bom cavalo não falta sela” Essa frase simples é uma grande verdade! Um bom cavalo todo mundo quer!

bai1“Cavalo baio, essa eu não caio” Só para lembrar, o cavalo baio é aquele com pelagem dourada e com a crina e rabos pretos. Existe uma crença, eu sinceramente nunca pude comprovar se é verdade, de que os cavalos de cor baios não são bons cavalos de esporte. Como nunca tive um cavalo dessa cor não posso afirmar se a frase é verdadeira ou não. Mas olhe bem quando andar pela sua hípica…..uma coisa é certa: não é comum achar um cavalo com essa pelagem.

“O bom cavalo guia o cavaleiro” Essa frase quer dizer que o cavalo que é bom mesmo sabe até o caminho para o cavaleiro. Então, de acordo com essa frase,  nem decorar o percurso o cavaleiro iria precisar. Imagina como realmente seria bom um cavalo desse que a gente não precisasse nem decorar o percurso! Ia ser bom demais!

cavalo_chuva“É melhor tirar o seu cavalo da chuva” Existem  explicações diferentes para essa frase. A mais comum é que não se deve esperar por algo que dificilmente irá  acontecer. Um bom exemplo seria: Se você está pensando que eu vou te emprestar o meu cavalo para o campeonato , pode tirar o seu cavalo da chuva”.

“Cavalo alazão, muitos querem, poucos dão” O cavalo alazão é considerado por muitas pessoas como uma das pelagens mais bonitas. Existem músicas que falam sobre a beleza do cavalos alazão. Por ser um cavalo idealizado muitos gostariam de ter um e quem tem não se desfaz dele.

“A cavalo velho, capim fresco” Esse ditado é importante e devemos ter atenção. O cavalo, apesar de ser um animal que tem muita força ele é igualmente muito sensível. Ele possui uma digestão bem delicada e dar sempre um capim novo e fresquinho a um cavalo velho ajudará ele a não ter uma indigestão ao comer.

“Guia teu cavalo com aveia, e não com chicote” Esse, apesar de ter ficado por último, é também muito importante. A aveia é um dos alimentos que se pode dar ao cavalo como alimentação.  Mas se compararmos com outros grãos como o milho, ele possui um custo bem mais alto. Então esse ditado popular aconselha que é melhor você conseguir que seu cavalo faça tudo que você quer é  tratando ele bem e não usando o chicote para bater nele.

 

 


Se gostou compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são necessários *

*

Paste your AdWords Remarketing code here