Conhecendo melhor o seu cavalo em três palavras: pressão, alívio e recompensa


Pressão, alívio e recompensa são as três palavras mais importantes no treinamento diário do cavalo. “Mas, e porque eu preciso saber disso?” Porque a todo momento enquanto lidamos com os cavalos reforçamos mesmo que inconscientemente o que eles aprendem. E, sem conhecer o sistema de aprendizado, no dia a dia podemos estar mesmo sem querer reforçando comportamentos inadequados. Por isso, não só quem ensina um cavalo novo a aprender seus primeiros comandos, mas também todos aqueles que convivem diariamente com os cavalos mesmo sem estar montado, cuidando ou de alguma forma envolvido precisa ter conhecimento sobre o sistema de aprendizado dos cavalos.

Os cavalos em todo momento estão fazendo associações positivas ou não. Para melhor compreendermos, vamos imaginar duas situações:

1ª situação: Um cavaleiro está nervoso e tenso e ele monta o seu cavalo. E ele acha que essas sensações irão afetar somente a ele. Mas o seu cavalo sente o que ele sente através da sua linguagem corporal e energia. E para o cavalo essa é uma sensação de pressão, e ele vai querer fugir em busca de alívio. Provavelmente o cavalo então vai reclamar, correr, dar coices, ou reagir de alguma maneira para se livrar da pressão e buscar o alívio. Por outro lado, quando o  cavalo fizer algo bem, é preciso dar a ele um alivio – e esse momento é uma recompensa para ele. Essa associação vai trazer um bom sentimento para ele e dará uma sensação de segurança para ambos.

2ª situação: O cavaleiro quer que o seu cavalo trote para frente. Ele pede para aumentar fazendo pressão na perna. O cavalo quer ficar longe da pressão e, portanto, vai mais rápido e trota para frente. Assim que o cavalo reagir movendo-se para frente através da pressão, deverá receber o alívio, a retirada da pressão das pernas. Assim o cavalo compreende que fez a coisa certa. Após o cavalo estar ciente que fez a coisa certa o cavaleiro diz “bom garoto” e da uns tapinhas no pescoço. Esse tapinha suave libera uma energia agradável de pressão e alívio que representa uma âncora positiva para o cavalo que associa que assim que ele fizer algo bom receberá sua recompensa (alívio) a seguir.

A partir desses exemplos você pode compreender melhor como a associação da pressão/alívio/recompensa são importantes e certamente conseguirá entender melhor o seu amigo cavalo.


Se gostou compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

2 Comentários

  1. Adorei essa matéria…muito bem exemplificada.
    Parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são necessários *

*

Paste your AdWords Remarketing code here