Em certas regiões da Alemanha a Páscoa está ligada aos cavalos


Em pequenas vilas no leste da Alemanha, a celebração da Páscoa não está ligada aos coelhos, mas sim aos cavalos.

A romaria do domingo de Páscoa é uma das tradições mantidas há séculos pelos sorábios, um povo eslavo de tradição católica.

Vestidos a rigor e de cartola, carregando estandartes, grupos de homens montam cavalos e saem em direção às povoações vizinhas – eles vão anunciar a ressurreição de Cristo aos conterrâneos, numa procissão que pode reunir até 100 cavaleiros.

É costume que os visitados agradeçam a homenagem com uma cavalgada no sentido oposto, e assim a festa dura até ao fim da tarde. Os cavalos são ornamentados com flores, lenços, rédeas e arreios especiais (alguns com enfeites de prata e ouro) adornam os animais. A tradição provavelmente data da Idade Média, época em que os sorábios passaram a aderir ao catolicismo.

O trajeto é cumprido a trote e repleto de cuidados. Durante os percursos, nenhum cavalo pode cruzar o caminho de outro, pois os sorábios acreditam que isso traz infelicidade.

A procissão, que pode ser vista por turistas em vilarejos como Alte Ziegelscheune, Crostwitz e Raecklewitz, só é permitida aos homens, mas as mulheres não ficam de fora dos rituais da Páscoa – elas são responsáveis pela pintura dos ovos, outra tradição local. Todos os anos, cinco semanas antes da Páscoa, as mulheres exibem os ovos de galinha decorados num festival na cidade de Bautzen.

Estima-se que haja apenas 60 mil sorábios em todo o mundo. O povo teve origem no século VI, quando tribos fundaram a Lusácia, território que no futuro se tornou parte da Alemanha. Essas comunidades não falam alemão, mas uma língua própria, que se assemelha aos idiomas tcheco e polonês.

Fonte: https://www.equisport.pt/noticias/em-certas-regioes-da-alemanha-a-pascoa-esta-ligada-aos-cavalos/


Se gostou compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são necessários *

*

Paste your AdWords Remarketing code here