Se você é cavaleiro ou amazona, provavelmente você já perdeu o estribo durante uma competição. E quando isso acontece você está preparado?
George Morris, o técnico da equipe de salto do Brasil na olimpíada Rio 2016, fala sobre a importância de montar sem estribos.
P: Quais são os benefícios de montar sem estribos?
R: O principal benefício é desenvolver seu assento. Além disso, melhora o que eu chamo a capacidade de “colar” no cavalo. Nas escolas clássicas de equitação da Europa os cavaleiros eram obrigados a montar sem estribos durante os primeiros três anos em que estavam lá.
P: Em que nível um cavaleiro deve começar a praticar sem estribos?
R: O ideal é que os iniciantes sejam iniciados em um cavalo calmo e sem estribos desde o início. Estes exercícios beneficiam os cavaleiros de todos os níveis. Na Alemanha, seguindo o mesmo conceito de ensinar um cavaleiro sobre assento, equilíbrio e independência, a maioria das crianças são iniciadas no volteio como complemento de suas carreiras na equitação. Os cavaleiros de todas as idades e níveis deveriam criar o hábito de montar sem estribo para melhorarem a sua equitação.
P: Como um cavaleiro deve começar a trabalhar sem estribos?
R: Ao passo e em linha reta é uma ótima maneira de começar e no início apenas 5 ou 10 minutos. Você pode segurar com uma mão na sela para mais segurança. Isso também ajuda a mover-se para frente para um assento mais profundo. E dependendo da habilidade, os cavaleiros mais avançados podem andar, trotar e galopar com apenas uma mão nas rédeas. Certifique-se de sentar-se uniformemente na sela (não mais para um lado ou para o outro).
P: Que tipos de exercícios devem ser feitos sem estribos?
R: Aqui estão alguns exercícios que eu incentivo os cavaleiros a praticarem:
Com as rédeas em uma mão rode o braço livre para a frente, para cima e para trás;
Novamente com as rédeas em uma mão, mova-se para frente e alcance as orelhas do cavalo. E depois para baixo toque nos dedos do pé e para trás toque na parte superior da cauda do cavalo;
Repetidamente levante e segure ambas as pernas longe dos lados do cavalo por um segundo, como um “par de tesouras”;
Coloque as pernas para a frente sobre cada lado da sela;
Gire os pés em pequenos círculos;
Gire a cabeça em pequenos círculos (Cuidado: observe a tontura);
Para cavaleiros mais avançados, qualquer outro movimento de adestramento pode ser treinado sem estribos, como movimentos laterais, transições, alongamentos, pequenos círculos, contra-galope e mudanças.
P: Você encoraja a saltar sem estribos?
R: Absolutamente! Todos os cavaleiros sérios também devem ser capazes de saltar sem estribos. Nos “velhos tempos”, os cavaleiros da cavalaria só montavam sem estribos. Mas para a maioria dos cavaleiros, os saltos não precisam ser grandes para alcançar resultados. Indico uma progressão de três etapas:
1) Começar na guia sem estribos em uma montaria segura;
2) Tornar-se confiante no trabalho de plano sem estribos;
3) Comece a saltar pequenos obstáculos simples sem estribos, em seguida adicione alguns exercícios de ginástica.
P: Existem exercícios que não devem ser tentados sem estribos?
R: Não há nada em particular, portanto os cavaleiros devem ser criativos. Mas ao mesmo tempo não ser um herói e tomar riscos desnecessários.
P: Com qual freqüência deve-se montar sem estribos?
A: Eu monto sem estribos uma vez por semana! E é isso que eu recomendo para os cavaleiros de todos os níveis. Comece com 15 ou 20 minutos de cada vez e vá aumentando progressivamente. Eu monto sem estribo pelo menos 45 minutos uma vez por semana.
P: O que fazer se o cavalo ou cavaleiro ficarem desconfortáveis?
R: Alguns cavalos ficam nervosos quando os cavaleiros começam a trabalhar sem estribos, mas ainda é bom tanto para cavalos e cavaleiros. Se há tensão, é devido ao cavaleiro ou cavalo (ou ambos) ficarem nervosos porque eles não estão habituados sem estribos. Repetição é a chave! Todo mundo deveria montar desta maneira uma ou duas vezes por semana, mesmo cavaleiros de grande prêmio.
Texto adaptado do site www.chronofhorse.com