Não perca

Por que os cavalos dormem em pé?


Os cavalos adultos podem dormir em pé ou deitados. Isso irá depender do grau de segurança que o animal estiver sentindo. “Quando eles dormem em pé estão seguindo seu instinto, é como uma forma de defesa de predadores”, explica Regis Franco, zootecnista da Pet Society (SP).

O equino só deitará se perceber que está em um local protegido e que não precisará se levantar rapidamente para fugir de ameaças. Já os potros (como são chamados os filhotes de cavalos) dormem sempre deitados. Ao dormir em pé, o animal só atinge as primeiras fases do sono e não chega nem a sonhar. “À noite e quando se sentir seguro, ele vai deitar para alcançar o sono profundo”, afirma Franco.

Contudo, quando o equino adulto permanece mais tempo deitado, é preciso ficar atento e levá-lo ao veterinário, pois pode ser sinal de doença ou de algum problema no sistema locomotor. Vale lembrar que, em pé ou deitado, o animal nunca deve ser acordado. “O cavalo é uma presa e por isso permanece alerta a maior parte do tempo. Caso ele se assuste com a chegada de uma pessoa, pode machucá-la”, conta Roberta Brandi, professora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (SP).

Mas ele não cai?

Ao contrário de muitos animais que acabam literalmente caindo de sono, os cavalos conseguem dormir em pé graças aos suspensores do boleto, ou seja, ligamentos especiais que atuam como um sistema de travamento das pernas e impedem-nas de dobrar. “Os cavalos também são capazes de alternar o suporte das patas quando dormem em pé. Eles apoiam grande parte do seu peso nas patas dianteiras e o restante nas traseiras”, explica o zootecnista Regis Franco.

Fonte: revistameupet.com.br


Se gostou compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são necessários *

*

Paste your AdWords Remarketing code here