Não perca

Seu cavalo está entediado?


Alguns cavaleiros e amazonas se queixam que montar todos os dias em uma pista pode ser muito chato. Saiba que se você está cansado da mesmice do dia a dia, provavelmente o seu cavalo também está!

É certo que o cavalo precisa ter uma rotina no seu trato. Mas saiba que no treinamento existem centenas de exercícios diferentes que você pode fazer com o seu cavalo para que seu treino seja criativo, desafiador e divertido. A seguir você encontrará dicas fresquinhas para manter o picadeiro interessante para você e para o seu amigo equino.

cavalo-pata

– Se na hípica que você monta tem várias pistas, ótimo! Procure variar os treinos e utilize cada dia uma pista diferente. Se não tiver, não tem problema! Procure variar os exercícios e os locais em que concentra o trabalho. Mescle movimentos que utilizem ora a pista toda, ora somente um pedaço.

– Uma dica que torna o trabalho mais desafiador e ainda aprimora as ajudas e o contato é fazer variações nas transições. Ao alongar e encurtar utilize variações no número de passadas que irá aumentar e que irá encurtar. Por exemplo, alongue por sete passadas e encurte por sete passadas. Depois varie para 3, ou 10. Quando o seu cavalo estiver correspondendo bem faça variações na intensidade, ou seja, alongue mais  a andadura e depois diminua um pouco mais em um espaço maior ou menor de tempo. Ao realizar o exercício procure sempre avaliar se o seu cavalo está correspondendo bem, mantendo um bom temperamento e controle .

dressage_tsb-566x500

– Use a pista para fazer figuras geométricas e testar o controle do seu cavalo. Ele manterá mais a atenção e se sentirá mais estimulado se você sair do canto da cerca e variar as figuras. Faça círculos maiores e menores, corte o picadeiro ora pela linha do meio e ora na diagonal.

– Faça a figura do oito de maneiras diferentes. Por exemplo: faça um oito utilizando as diagonais do picadeiro; ou realizando dois círculos unidos, faça os círculos primeiramente do mesmo tamanho e depois alterne com um maior e outro menor. Aproveite também para variar a amplitude, isso será mais desafiador para o cavalo.

– Faça muitas transições: passo- trote; passo- galope; galope- trote; galope- alto; alto- galope. Evite seu cavalo “adivinhar” a sua próxima transição. Isso o deixará mais atento e motivado.

– Faça um círculo em cada canto do picadeiro.

close up of hooves, legs and surface. the kick board in concrete to protect the wood

– Varie o trabalho de plano com exigências diferentes a cada dia de acordo com as necessidades do seu cavalo. Se o foco em um dia foi as transições, foque no outro dia nas figuras. Se trabalhou pesado em um dia, trabalhe leve no outro. Isso é bom para você conhecer e saber qual trabalho o seu cavalo precisa mais ou menos.

– No galope, faça um círculo (grande) para o outro lado (você estará exigindo do seu cavalo um maior equilíbrio (contra-galope) e depois volte para mesma direção sem deixar ele mudar o pé. Se ele estiver fazendo bem o contra-galope para os dois lados, tente dar uma volta toda na pista.

Esses exercícios são ideias de como você pode começar a variar os seus treinos. A partir deles certamente você pensará em outros diferentes e divertidos para deixar os treinos mais animados. Seja criativo! Desafiar você e o seu cavalo nunca mais deixará o seu conjunto entediado na pista.

 


Se gostou compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

2 Comentários

  1. Short, sweet, to the point, FRxcEeEa-tly as information should be!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são necessários *

*

Paste your AdWords Remarketing code here